quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Com rivalidade acirrada, Galo e Fla fazem jogo com ares de final em BH (Postado por Lucas Pinheiro)

 Se um campeonato de pontos corridos tem várias finais, não necessariamente elas reúnem sempre os postulantes ao título. O duelo entre Atlético-MG, vice-líder, e Flamengo, 14º colocado, que fecha a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode deixar bem encaminhada a competição, restando apenas cinco jogos para seu encerramento. Enquanto o Galo briga para recuperar a distância palpável de seis pontos para o líder Fluminense, o Rubro-Negro pode chegar a 43 pontos em caso de vitória, abrir dez de vantagem para o Z-4 e praticamente se livrar do risco de rebaixamento. A partida será realizada nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

E para apimentar mais a disputa, o duelo coloca à flor da pele os recentes episódios que esquentaram a rivalidade entre os clubes. A saída conturbada de Ronaldinho Gaúcho do Flamengo para o Atlético-MG, a declaração do diretor de futebol rubro-negro, Zinho - de que qualquer clube, menos o Galo, poderia ser campeão -, o clima hostil da torcida carioca na partida do Engenhão e, por último, a posição de Vagner Love, torcendo para que o título brasileiro fique no Rio de Janeiro.

No lado mineiro, é impossível afirmar que o duelo contra o Flamengo será apenas um jogo decisivo para as pretensões do Galo no campeonato. Por mais que os jogadores e o treinador atleticano amenizem a situação, o clima de rivalidade vem sendo respirado desde quando R49 foi apresentado pelo Atlético-MG. No fundo, a intenção de cada jogador é conquistar os três pontos e ajudar Ronaldinho a se vingar do ex-clube, já que no primeiro reencontro o meia teve atuação discreta e saiu de campo derrotado. Além do fator casa, onde está invicto, uma das armas para a vitória do Galo é o centroavante Jô, que na competição tem média de um gol por jogo contra equipes do Rio de Janeiro.

 Pelo lado rubro-negro, a intenção é não transformar a partida em algo à parte contra Ronaldinho Gaúcho. Ciente da campanha do Atlético-MG diante de sua torcida, os jogadores pregaram respeito ao adversário, mas sem deixar de acreditar no triunfo. O Fla vai jogar a responsabilidade para o rival, que precisará vencer de qualquer maneira se ainda quiser sonhar com o título, enquanto o time carioca, mesmo em caso de derrota, vai manter uma boa frente para a zona de rebaixamento. Nas entrelinhas, o grupo admite que o empate será um bom resultado.

A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, com exceção do estado de São Paulo. O Premiere também exibe o jogo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

 as escalações 2

Atlético-MG: o time atleticano está definido para a partida decisiva. Para tentar diminuir a diferença de pontos do líder Fluminense, o Galo entra em campo com Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.

Flamengo: o técnico Dorival Júnior deve mudar duas peças em relação ao time que venceu o São Paulo na última rodada. Cleber Santana entra na vaga de Wellington Bruno, e Airton, com dores na coxa direita, deve dar lugar a Ibson. Cáceres seria titular, mas uma pancada no quadril ainda o incomoda. Léo Moura, com dores na coxa direita, também está vetado. O Rubro-Negro deve entrar em campo com: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Ibson, Renato e Cleber Santana; Liedson e Vagner Love.

quem esta fora

Atlético-MG: o lateral-esquerdo Junior Cesar está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, por ter sido emprestado pelo adversário desta noite, ele poderia jogar somente mediante o pagamento de multa.

Flamengo: Cáceres, Airton, Léo Moura, Muralha e Maldonado estão no departamento médico e não ficam à disposição de Dorival Júnior. Não há jogadores suspensos.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Atlético-MG: Carlos Cesar, Jô, Leandro Donizete, Pierre, Rafael Marques e Ronaldinho Gaúcho.

Flamengo: Airton, Ibson, Liedson, Negueba e Ramon.

o árbitro

Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA). Sandro Ricci arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 444 faltas (média de 34,1 por jogo), aplicou 60 amarelos (média de 4,6 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,31 por jogo) e três pênaltis (média de 0,23 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos mineiros e dois dos cariocas na Série A deste ano: e Atlético-MG 1 x 0 São Paulo (24ª rodada), Flamengo 0 x 3 Corinthians (10ª rodada) e Coritiba 3 x 0 Flamengo (23ª rodada).

fique de olho 2
Atlético-MG: como não poderia ser diferente, todas as atenções estarão voltadas para Ronaldinho Gaúcho. Depois da atuação de gala diante do Fluminense, pela última rodada, R49 terá a chance de responder em campo tudo o que foi dito pela torcida flamenguista após a saída do clube carioca.

Flamengo: artilheiro rubro-negro com 11 gols, Vagner Love vive um jejum. Foi justamente contra o Galo a última vez que ele marcou, dia 26 de setembro, em jogo adiado da 14ª rodada do Brasileirão.

o que eles disseram

Ronaldinho Gaúcho, meia do Atlético-MG: "Temos que acreditar até o final. Mantendo uma organização e procurando jogar um grande futebol. Não adianta só ter raça e não jogar bem. Se a gente jogar naquele nível do jogo contra o Fluminense, acreditando até o final, será difícil a gente não sair com a vitória".

Vagner Love, atacante do Flamengo: "Eles vão querer fazer pressão, ir para cima nos primeiros minutos de partida. Estamos preparados para isso. Se ficarmos acuados, vamos sofrer. Temos que chegar lá e jogar de igual para igual".

números e curiosidades


* A bola aérea é uma das principais forças do Galo. Dos 54 gols que marcou, 15 foram de cabeça. Eles foram marcados por sete jogadores diferentes: Jô, Bernard e Leonardo Silva, três vezes cada, Réver e Leonardo, dois cada, e Escudero e Danilinho, uma vez cada. Já o Fla fez apenas três (dois com Love e um com González).

* Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram 24 vezes em Minas Gerais pelo Campeonato Brasileiro, 21 delas no Mineirão, uma em Ipatinga e duas em Sete Lagoas. Jogando em casa, o Galo leva vantagem, com 12 vitórias, sete empates e cinco derrotas, 42 gols marcados e 27 sofridos.

* O Atlético-MG segue invicto desde a reabertura do Independência. Desde a vitória sobre o Goiás no dia 3 de maio, o Galo disputou 20 jogos no estádio, com 15 vitórias e cinco empates.

* Jogando em casa, somente duas vezes em 24 oportunidades, o Atlético deixou de marcar gols contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Assim, a média de gols das partidas entre as equipes na competição é de 2,7 por jogo. Foram marcados 132 gols em 49 confrontos e apenas quatro jogos terminaram sem gols.

último confronto

Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram pela última vez há apenas um mês. O jogo válido pela 14ª rodada foi adiado e, por isso, disputado apenas no dia 26 de setembro. Na partida, todas as atenções estavam voltadas para o reencontro de Ronaldinho Gaúcho com o Rubro-Negro. Cada vez que ele tocava na bola, 30 mil apitos ecoavam pelo Engenhão, mas em noite pouco produtiva, o meia não conseguiu ajudar muito o Atlético-MG, e quem levou a melhor foi o Flamengo, que empurrado por sua torcida, atuou com muita garra, fez belos gols e venceu por 2 a 1. Vagner Love e Liedson, um em cada tempo, marcaram para o Rubro-Negro, e Jô descontou para o Galo.

Nenhum comentário: