sexta-feira, 9 de março de 2012

Adriano abre o jogo: peso, angústia e o sonho de voltar a ser o Imperador (Postado por Lucas Pinheiro)

Perto de completar um ano no Corinthians, Adriano inicia um momento decisivo para decidir qual será seu futuro. Depois de uma séria lesão no tendão do pé esquerdo, problemas para perder peso e poucos jogos disputados, o Imperador entra na reta final do processo de recuperação física confiante de que conseguirá reerguer a carreira vestindo a camisa alvinegra.

– Ainda faltam dois quilos. Estou com 100kg, o ideal é 98kg – revelou.

A balança, porém, não é a grande preocupação do Imperador. Nesta entrevista à TV Globo, concedida no CT Joaquim Grava, Adriano conta que sua maior dificuldade não está em queimar calorias, mas, sim, em recuperar a velha potência no arranque que o transformou em um dos atacantes mais temidos do planeta.

– Estou passando por uma dificuldade muito grande. Estou acostumado a fazer coisas no campo que hoje não consigo fazer.

Projetando atingir o ápice físico em um mês, o camisa 10 confia que o Corinthians terá intenção de renovar seu contrato e garante que, neste momento, não pensa em voltar ao Flamengo, clube do coração. Tudo em nome de retomar o prestígio e voltar à Seleção Brasileira e disputar a Copa do Mundo de 2014.

– Para retornar, vou precisar voltar ao nível do Adriano de três anos atrás.

Confira os principais trechos da entrevista:

Como foi participar do clássico contra o Santos, seu primeiro pelo Corinthians?
Adriano: Jogar um clássico é diferente de uma partida normal. Você precisa estar bem realmente. Estou começando a entrar em forma ainda. O Tite conversa muito comigo, sempre dizendo que meu momento vai chegar. Esse jogo foi bom para voltar a sentir como é um clássico. Eu me senti melhor do que nos outros jogos. Sei que posso melhorar muito mais, sei da minha capacidade. Estou jogando só aos finais de semana para entrar em forma o mais rápido possível. Não posso ficar dois dias sem treinar porque isso pode me prejudicar. Mas, por mim, jogaria sempre.

Quando você acha que estará 100% fisicamente?
Vai demorar um mês ainda. É muito difícil para mim. Sei que posso fazer um monte de coisas que todo mundo está acostumado a ver, mas hoje tenho essa limitação. Espero que todo mundo entenda. Estou muito chateado com isso. As pessoas não sabem o que estou passando. Meu problema não é o peso, é essa dificuldade do tendão que me incomoda muito ainda. Eu já melhorei bastante. Essa semana que fiquei na concentração foi muito boa. Tive resultados. Ainda falta melhorar 50%.

Você não está totalmente recuperado da cirurgia no tendão do pé esquerdo?
Ainda estou mancando. Tenho de fazer trabalhos para pegar força de novo. Não sinto dor. Como sou um jogador grande, a dificuldade é maior para fortalecer o tendão e a panturrilha. Estou passando por uma dificuldade muito grande. Estou acostumado a fazer coisas no campo que hoje não consigo fazer. Fico limitado. Tenho que me programar para fazer diferente. Mas estou trabalhando e fazendo fortalecimento todos os dias para melhorar o mais rápido possível.

Quantos quilos você precisa perder?
Ainda faltam dois quilos. Estou com 100kg, o ideal é 98kg. Esses dois últimos jogos (Botafogo-SP e Santos) me ajudaram bastante a perder. Sou um jogador que demora para entrar em forma. Muita gente fala que estou gordo, mas não é nada disso. Esse processo de fortalecimento demora um pouco. Essa é a realidade do meu problema. Estou fazendo tudo no caminho certo para ajudar o Corinthians.

Como foram os dias em que você ficou concentrado no CT Joaquim Grava?
Fiquei sozinho, às vezes um fisioterapeuta ficava comigo. Eu sabia que era para o meu bem. Treinava de manhã, almoçava e já descansava para o treino da tarde. À noite era mais complicado. É um breu isso aqui. Eu ficava assustado, tinha quero-quero gritando (risos). Eu via televisão e pegava muito filme pela internet também.

Com 30 anos e uma carreira de sucesso, você ainda se sente motivado para tentar voltar a jogar em alto nível?
Motivação eu sempre tenho. Passei por uma série de dificuldades que me atrapalharam. Não é por falta de motivação, por não querer voltar à Seleção ou por não me interessar mais a jogar. As pessoas precisam entender que posso por um momento de reabilitação do tendão. Tem de ter muita cabeça. Às vezes, a vida coloca algumas barreiras que você demora um pouco a ultrapassar.

É possível voltar a ser o Adriano do passado?
Acho que é possível, sim. Tenho tudo para voltar ao que era antes. Basta trabalhar e confiar que vou conseguir. Não posso desanimar. Para mim é muito difícil jogar desse jeito. No arranque, quando pega a bola, não conseguir por ter esse limite. Você sabe que pode, mas o corpo não obedece. Fico com raiva às vezes. Tenho de fazer de forma diferente o movimento certo para chegar até o gol. É muito difícil.

Você foi inscrito, mas acabou ficando fora dos dois jogos da Libertadores. Isso lhe deixa chateado?
Um pouco. Todo jogador quer jogar. Quando saí do jogo do final de semana (contra o Santos), pensei que estava convocado na segunda. Quando vi que não estava, fiquei triste. Mas é normal, todos querem jogar. Um diretor me perguntou se eu estava bem. Disse que sim e que ele teria de ficar preocupado se eu estivesse rindo. Se estou assim é porque quero jogar e ajudar. Por mim, eu estaria jogando, mas acho que o Tite não vem me convocando porque eu perderia dois dias de treino. Preciso pegar ritmo de jogo, nem que seja 20 minutos já é bom. Se eu não tiver ritmo, posso estar bem fisicamente que não vou render, não vou saber fazer o movimento.

Pelas suas contas, o ápice físico será atingido em abril. Restarão apenas três meses de contrato com o Corinthians. Você já conversou com a diretoria para renovar?
Ainda não conversei, mas acho que o Corinthians vai querer renovar. Gostaria muito de continuar.

Recentemente começou a ser especulado um possível retorno ao Flamengo...
Estou muito bem no Corinthians, me identifiquei com o clube, com os diretores e com os jogadores. (A saída) só vai acontecer se tiver uma situação que eu não possa evitar. Se depender de mim, gostaria muito de ficar.

É possível voltar à Seleção Brasileira?
Dá, sim. Para retornar, vou precisar voltar ao nível do Adriano de três anos atrás. Estou no caminho certo. É só ter paciência. Sei da minha capacidade. Infelizmente, ainda não posso mostrá-la, mas, daqui um mês, vai clarear. Daqui a pouco, mais para frente, vou fazer de tudo para colocar uma pedrinha embaixo do pé do Mano.

Como você avalia o trabalho do Mano Menezes?
Acho que ele realmente precisa manter uma base até para os jogadores se conhecerem e ter uma forma de atuar. Acho que ele está certo. Ele é um cara superinteligente e sabe o que está fazendo.

Quais são as próximas metas do Adriano?
Conquistar a Libertadores, que eu nunca ganhei. É um sonho. Espero que seja aqui no Corinthians. E voltar à Seleção. Esses são meus objetivos hoje.

Nenhum comentário: