Clube tricolor faz aniversário nesta quinta-feira e craques o homenageam no Twitter.
Raí e Kaká são apenas dois dos milhares de são-paulinos que usaram o microblog Twitter, nesta quinta-feira, para homenagear o São Paulo Futebol Clube pelos 75 anos de conquistas. Prova disso é que o assunto ficou o dia todo nos Trending Topics (lista dos assuntos mais comentados do dia).
- Parabéns Tricolor pelos seus 75 anos de glória. Fico feliz em fazer parte dessa história - disse o ex-meia, um dos maiores ídolos do clube, em seu Twitter (@rai10oficial).
Jogador do Real Madrid (ESP), Kaká comemora também o aniversário de 111 anos do Milan (ITA), sua ex-equipe.
- Parabéns ao São Paulo FC e ao AC Milan. Fico feliz e honrado de fazer parte da imensa história desses dois gigantes do futebol mundial - afirmou, por meio de sua conta (@RealKaka).
Saiba mais sobre a história do Tricolor Paulista
(Informações de Michael Serra- Arquivo histórico do clube)
Integrantes da AA das Palmeiras e dissidentes do CA Paulistano uniram suas forças e, assim, na Praça da República, nº 28, em 26 de janeiro de 1930 (sábado), foi assinada a ata de fundação do São Paulo, cujas cores de seu emblema e camisas vieram justamente de seus fundadores. O vermelho do Paulistano, o Preto da Palmeiras, e o Branco, comum a ambos.
O pensamento original era fazer coincidir o nascimento da nova agremiação com o aniversário da cidade – como um presente aos paulistanos –, todavia, os estatutos não ficaram prontos a tempo. Ainda assim, o clube sempre considerou que a 1ª fase de sua vida fora iniciada em 25 de janeiro.
A infância do Tricolor foi encerrada no dia 14 de maio de 1935 por desentendimentos políticos e federativos. Sua trajetória, contudo, prosseguiu. Houve aqueles que não deixaram o sonho se esvair, seja com o nascimento do CA São Paulo, em 4 de junho de 1935, ou com a criação do Grêmio Tricolor, que mobilizou todos os são-paulinos para perpetuar o renascimento daquele que viria a ser conhecido o Clube da Fé.
Então, em 16 de dezembro de 1935, às 20h, tricolores de todas as estirpes compareceram à Assembléia de fundação do novo São Paulo Futebol Clube. Presidida por Porphyrio da Paz, a sessão de duas horas aprovou os estatutos e sua ata consagrou o renascimento do SPFC.
Em verdade, a data de fundação '16/12/1935' somente foi instituída no estatuto do clube em 1940 (lá permanecendo até 1949 e sendo re-estabelecida somente em 1973). De 1956 a 1973, a norma maior do SPFC pregava que o clube fora fundado em 25 de janeiro de 1930 e somente reorganizado em 1935.
Além disto, tradicionalmente o São Paulo comemora seu aniversário ao dia 25 de janeiro (os amistosos festivos sempre ocorrem nesta data), na Data Magna do clube, definida por seu estatuto por conta da primeira partida realizada pelo clube, em 25 de janeiro de 1936, contra a Portuguesa Santista (3x2).
Ainda assim, o dia 16 de dezembro é por demais significativo para toda a história são-paulina, pois é o marco de bravura e devoção, que levou o clube à reconquista de seu lugar ao sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário