quarta-feira, 1 de junho de 2011

Blatter conquista quarto mandato como presidente da Fifa

BRT
 

ZURIQUE (Reuters) - Joseph Blatter foi reeleito para um quarto mandato como presidente da Fifa nesta quarta-feira, passando por cima dos escândalos de corrupção que atingiram a entidade máxima do futebol mundial para garantir mais quatro anos no cargo.
O suíço de 75 anos que preside a Fifa desde 1998 recebeu 186 dos 203 votos e imediatamente pressionou por mudanças destinadas a fazer da escolha dos anfitriões da Copa do Mundo um processo mais democrático e a fortalecer a luta contra a corrupção.
"Sou um homem feliz depois dessas semanas muito, muito duras", disse Blatter a jornalistas.
O Congresso da Fifa aprovou a sugestão de Blatter de que os países sede da Copa do Mundo no futuro sejam escolhidos pelo congresso a partir de uma lista preparada pelo comitê executivo composto por 24 pessoas.
Pelo sistema atual, o voto é restrito ao comitê executivo, o que, segundo os críticos, estimula um lobby excessivo e a troca de favores.
O congresso também aceitou a proposta de fortalecer o comitê de ética ao separar os poderes de investigação e de tomada de decisões e a de criar uma nova agência de vigilância chamada de "comitê de solução".
ADIAMENTO REJEITADO
Blatter deveria enfrentar na votação o presidente da Confederação Asiática de Futebol , Mohamed bin Hammam, mas o catariano se retirou da disputa no domingo em meio a acusações de compra de votos.   Continuação...
 
 

Nenhum comentário: