quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Neymar: 'Ganhar da Argentina tem um sabor diferente e especial' (Postado por Erick Oliveira)

Sem o alvoroço rotineiro que se tornou comum por onde o craque do Santos e da Seleção Brasileira passa, Neymar desembarcou com tranquilidade na manhã desta quinta-feira, no Aeroporto de Cumbica, com sorriso estampado no rosto. O motivo era um só: a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina na segunda e decisiva partida do Superclássico das Américas, disputada nesta quarta-feira, na cidade de Belém.
- A alegria de voltar a fazer um gol e sair de campo com a vitória é muito grande. Tem sempre um sabor diferente ganhar e conquistar um título justamente contra a Argentina - comentou Neymar, que mesmo sem dormir após a partida mostrou disposição na chegada a São Paulo.
Com o quarteto Neymar, Borges, Ronaldinho Gaúcho e Lucas em campo, o Brasil deu mostras que está no caminho certo para reencontrar o futebol alegre, que sempre foi marca registrada da Seleção. Além disso, aumentou o poder ofensivo e deu sufoco aos argentinos, principalmente na etapa final.
- O time se comportou bem e ficamos felizes de ter dado tudo certo – disse Neymar.
Neymar também rasgou elogios para o companheiro de Seleção, Lucas, autor do primeiro gol da equipe no duelo contra a Argentina.
- O Lucas é um craque e também estou muito feliz por ele ter marcado no jogo de ontem. Ele merece - afirmou o atacante.
Além de Neymar e Lucas, também desembarcaram em São Paulo, os santistas Borges e Danilo, os são-paulinos Casemiro e Rhodolfo, o corintiano Ralf e o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Decisão para o Brasil! Seleção encara Argentina na final do Superclássico (Postado por Erick Oliveira)

Se o momento da Seleção Brasileira fosse bom, o Superclássico das Américas até poderia ser considerado um amistoso. Mas a realidade é outra. Portanto, o duelo desta quarta-feira, às 21h50m, contra a Argentina, no estádio Mangueirão, em Belém, tem cara, clima e jeito de decisão. A partida será transmitida ao vivo por TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Os motivos para o Brasil considerar uma vitória nesse duelo tão importante são vários: seria o primeiro título da era Mano Menezes, ajudaria a minimizar o fracasso da eliminação precoce na Copa América, daria fôlego para os amistosos contra Costa Rica e México e acabaria com a sina de o time do treinador não vencer adversários de peso (perdeu da própria Argentina, da França e da Alemanha).
- Tudo tem dois lados. E cabe aos inteligentes aproveitarem o positivo e minimizar o negativo. Estamos passando por situações absolutamente normais. Devemos fazer o melhor que podemos para aproveitarmos a oportunidade. Assim eu vou com a consciência tranquila. O fortalecimento da Argentina (com os argentinos que atuam no Brasil) vai valorizar ainda mais – opinou o técnico brasileiro.
No primeiro jogo do Superclássico das Américas, em Córdoba, Brasil e Argentina fizeram uma partida aquém de suas tradições. Empataram por 0 a 0 em um duelo sem muitas emoções e no qual um lance isolado de Leandro Damião, que deu uma lambreta em Papa e acertou a trave, salvou a história do confronto. Ao final da partida, o técnico da Argentina, Alejandro Sabella, elogiou o jogador do Inter.
Sendo assim, quem vencer de Brasil e Argentina fica com a taça do Superclássico. Uma nova igualdade leva a decisão diretamente para os pênaltis.
- Para muitos pode até não ser importante, mas para mim e para muitos é um troféu de importância. Temos de disputar como uma Copa do Mundo – disse Ralf.
Se para os jogadores o duelo com os argentinos parece Copa do Mundo, para a torcida também é desse jeito. Desde segunda-feira, os jogadores estão sendo assediados pelo povo paraense e têm recebido muito carinho dos fãs. Neymar e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, não param de receber cartas, mimos, presentes
Novidades no Brasil; mistério na Argentina
Mano Menezes resolveu dar oportunidades a alguns jovens do elenco da Seleção Brasileira. Em relação ao empate por 0 a 0, em Córdoba, sacou Kléber da lateral esquerda e escalou Cortês. Na contenção, Rômulo entrou na vaga de Paulinho, cortado por conta de um problema na panturrilha direita. Mais adiante, na armação, o são-paulino Lucas ficou com a vaga que foi de Renato Abreu no primeiro jogo – o rubro-negro não foi convocado novamente. E no ataque, a principal mudança: Borges, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols, entra no lugar de Leandro Damião, que, machucado, não foi chamado.
Do lado dos “hermanos”, o técnico Alejandro Sabella prefere fazer mistério. Como de costume, ele fez um treinamento fechado para a imprensa. Ninguém pôde assistir à atividade desta terça-feira, no Mangueirão. O treinador, no entanto, disse que pode escalar dois dos três “brasileiros” do elenco.
Por uma brecha no regulamento, a Argentina pôde convocar os seus jogadores que atuam no Brasil. Guiñazu e Bolatti (do Inter) e Montillo (do Cruzeiro) foram chamados. O mais provável é que o volante do Colorado e o meia da Raposa sejam os escolhidos de Sabella. Bolatti, então, ficaria como opção.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mano apresenta novidades nas duas listas da Seleção para três amistosos (Postado por Erick Oliveira)

O técnico Mano Menezes divulgou nesta quinta-feira, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, as duas listas de convocados da Seleção Brasileira para o duelo contra a Argentina, na próxima quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, e para os amistosos diante da Costa Rica, dia 7, em San José, e do México, no dia 11, em Torreón. As grandes ausências nos grupos chamados pelo comandante são os atacantes Leandro Damião e Alexandre Pato, que sofreram lesões musculares na última quarta-feira, atuando por Internacional e Milan. Ronaldinho Gaúcho e Neymar vão participar dos três jogos.
As novidades da lista de Mano para a decisão do Superclássico das Américas contra a Argentina, apenas com atletas que atuam no Brasil, são as seguintes: Elkeson, do Botafogo, Diego Souza, do Vasco, Borges, do Santos, e Emerson, do Coritiba. Já para o confronto diante de costa-riquenhos e mexicanos, em datas-Fifa, o treinador chamou apenas um atleta por clube que participa do Brasileirão e surpreendeu com um novato de idade olímpica: o atacante Kléber, do Porto. O goleiro Neto, da Fiorentina, o zagueiro Réver, do Atlético-MG, o volante Sandro, do Tottenham, e o meia Hernanes, do Lazio, voltaram a ser chamados pelo técnico.
- Elkeson tem a ver com a maneira que queremos armar o time, tem se destacado, é de força, pode jogar na beirada do campo também. Taticamente está desenvolvido com essa ideia de funções. Vamos utilizar isso. O Diego Souza já trabalhou comigo, vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro, uma boa temporada desde que chegou ao Vasco. O Emerson atua pelo lado esquerdo, fez uma boa temporada pelo Avaí e vem confirmando isso pelo Coritiba. É muito bom na bola aérea, tanto na defesa como no ataque. O Borges não tem o que falar. Por onde passa faz gols, tem um pouco mais de idade, mas atravessa um momento espetacular e levamos isso em consideração - explicou Mano.
Aos 21 anos, Kléber foi revelado pelo Atlético-MG e está no futebol português desde 2009, quando chegou ao Marítimo. Substituto do colombiano Falcao Garcia, que acertou com o Atlético de Madri, o atacante tem jogado ao lado de Hulk no início da temporada do Porto. Manou chamou outros seis com idade olímpica para pegar Costa Rica e México: Neto (Fiorentina), Fábio (Manchester United), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Luiz Gustavo (Bayern de Munique) e Oscar (Internacional).
- Acompanhamos todos os campeonatos internacionais onde estejam os jogadores brasileiros. O Kléber é um jogador que depois da saída do Falcao Garcia assumiu a titularidade do Porto. É um jogador jovem e precisamos conhecê-lo. Pretendia fazer um pouco mais adiante essa convocação, mas em função da perda de dois atletas para a posição se abriu a oportunidade de chamá-lo - disse Mano, lembrando que Pato e Damião estão machucados.
Para o confronto com a Argentina, Mano convocou nove com menos de 23 anos de olho em Londres 2012: Casemiro (São Paulo), Danilo (Santos), Rômulo (Vasco), Rafael (Santos), Oscar, Neymar (Santos), Lucas (São Paulo), Mário Fernandes (Grêmio) e Elkeson (Botafogo).
A partida diante da Argentina é válida pelo Superclássico das Américas, a reedição da extinta Copa Roca. No jogo de ida, em Córdoba, as duas seleções não saíram do zero. Uma nova igualdade em Belém vai levar a decisão do torneio para os pênaltis. A delegação canarinho viaja para a capital paraense no próximo domingo e já treina na segunda-feira, no local da partida, às 18h (de Brasília), com a presença dos torcedores locais, que vão precisar adquirir entradas em troca de 1kg de alimento não perecível.
A apresentação para o Superclássico das Américas será no dia 26. Os atletas serão liberados no dia 29 para retornarem aos clubes.
Atletas que atuam no Brasil podem perder até duas rodadas do Brasileirão
Para os amistosos contra Costa Rica e México, Mano pôde convocar força máxima. Porém, os atletas que atuam no futebol brasileiro podem desfalcar as equipes em até duas rodadas do Campeonato Brasileiro (28ª e 29ª). A tendência é que a CBF faça algumas alterações na tabela da competição nacional para não prejudicar os clubes afiliados. Para os jogos, o treinador convocou apenas um jogador por clube canarinho.
São Paulo e Cruzeiro, que abrem a 28ª rodada da competição, não serão prejudicados por conta da realização da partida no dia 5 de outubro, dois dias antes do duelo contra a Costa Rica. Os jogadores vão se apresentar à Seleção para os confrontos com os afiliados da Concacaf no dia 2 e 3 de outubro. O retorno aos clubes será apenas no dia 12.
Apesar de a 29ª rodada só acontecer no dia 12 de outubro, um dia após o duelo contra o México, em Torreón, os atletas não teriam tempo de recuperação para participar dos confrontos pelo Campeonato Brasileiro, já que só retornariam ao Brasil no dia das partidas.
No jogo contra Gana, no início de setembro, os atletas que atuam no futebol brasileiro perderam apenas uma rodada. Por decisão da comissão técnica da Seleção Brasileira e alterações na tabela, os jogadores só se apresentaram em Londres após a rodada do fim de semana.
Veja quais os jogos os atletas não vão participar na Série A
Atlético-MG - América-MG (08/10) e Santos (12/10)
Botafogo - Bahia (08/10) e Corinthians (12/10)
Fluminense- Flamengo (09/10) e Coritiba (12/10)
Flamengo - Fluminense (09/10) e Palmeiras (12/10)
Internacional - Vasco (09/10) e São Paulo (12/10)
Santos - Palmeiras (09/10) e Atlético-MG (12/10)
São Paulo - Cruzeiro (5/10) e Bahia (12/10)
Vasco - Internacional (09/10) e Atlético-PR (12/10)
Retrospecto de Mano à frente da Seleção Brasileira
Sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 15 partidas. Foram sete vitórias, três derrotas e cinco empates. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no comando - Argentina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).
Na primeira competição oficial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Paraguai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma - três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva desperdiçaram os lances para a equipe nacional.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Brasil já tem uniforme para buscar em Londres ouro inédito no futebol (Postado por Erick Oliveira)

A Seleção Brasileira de futebol terá roupa nova para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O jornal "O Globo" divulgou em sua edição desta terça-feira o uniforme que a equipe nacional usará em busca da inédita medalha de ouro.
A camisa será mais clássica, exibindo a gola V em substituição à redonda. O modelo em amarelo, o chamado número 1, não terá mais a tira verde horizontal no peito, muito questionada quando apresentada.
Outra modificação acentuada é em relação à inscrição “nascido para jogar futebol”, que agora fica na parte interna da manga esquerda.

Já o uniforme considerado número 2 (blusas azuis) terá mangas e gola em amarelo, com duas versões de calções em azul (uma com detalhes em amarelo e outra, em branco) e uma prevista para ser predominantemente na cor branca.

O novo uniforme da Seleção Brasileira, novamente produzido pela Nike, só começará a ser usado pela equipe de Mano Menezes no ano que vem.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

De volta a Córdoba, Brasil encara rival Argentina em clássico das Américas (Postado por Erick Oliveira)

A Seleção Brasileira e a Argentina podem até não ter tido sucesso na Copa América. Ambas foram eliminadas nas quartas de final do torneio. Mas nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o retorno das duas equipes a Córdoba, uma das cidades-sede do torneio, pode significar a redenção em busca de um futuro melhor até a Copa de 2014. Para o time de Mano Menezes, um empate por 2 a 2 com o Paraguai e uma vitória por 4 a 2 sobre a Colômbia nos dois jogos na cidade. Para os Hermanos, um único triunfo no Estádio Mário Alberto Kempes, local onde será disputado o primeiro embate entre os países em jogo válido pelo Superclássico das Américas. Quem levará a melhor?
O jogão entre os arquirrivais será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Mas as coincidências não ficam apenas nos retornos das equipes à cidade. No caso do Brasil, os jogadores que estiveram na Copa América têm muitas lembranças das duas vezes em que o grupo esteve em Córdoba. Mesmo hotel, mesmo ônibus, mesmo trajeto até o Mário Kempes... Para Neymar, por exemplo, é a terceira vez que se hospeda na mesma concentração. E, mais uma vez, sem as novelas brasileiras à disposição na TV. A diversão foi outra.
- Aquele game com a rapaziada – postou o atacante no Twitter, na véspera do duelo.
Para o jogo de ida do Superclássico das Américas nesta quarta-feira, Brasil e Argentina só poderão contar com atletas que atuam nos dois países. A segunda partida será no Mangueirão, em Belém. A equipe que somar o maior número de pontos nos dois jogos ficará com o troféu Nicolás Leoz, criado pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró.
Sem poder contar com os “estrangeiros”, Mano chamou dez caras novas para o clássico sul-americano, atletas que nunca defenderam a Seleção Brasileira: o goleiro Rafael, do Santos, os laterais Mário Fernandes, do Grêmio, e Bruno Cortês, do Botafogo, o zagueiro Rhodolfo, do São Paulo, os volantes Paulinho, do Corinthians, Casemiro, do São Paulo, e Rômulo, do Vasco, os meias Cícero, do São Paulo, Oscar, do Internacional, e Renato Abreu, do Flamengo.
Treinador aposta em ataque com Neymar, Ronaldinho e Damião
Para derrotar os arquirrivais, Mano Menezes fez uma aposta: o mesmo ataque que teve boa atuação na vitória por 1 a 0 sobre Gana, em amistoso realizado no início de setembro, em Londres. Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Leandro Damião foram escalados entre os titulares. O atacante do Internacional, inclusive, marcou o gol do triunfo sobre os africanos, na capital inglesa.
Mano também apostou no entrosamento da dupla de volantes do Corinthians. Paulinho e Ralf estão confirmados no meio-campo, ao lado do experiente Renato Abreu, atleta mais velho da lista do comandante, com 33 anos. A defesa é o setor com mais novidades. A zaga será formada por Dedé e Réver. Os laterais serão Danilo e Kléber, também escalado pela rodagem com a camisa da Seleção.
Durante a coletiva de apresentação do jogão desta quarta-feira, Mano falou com seriedade da importância da partida para a Seleção Brasileira.
- Essa não é uma partida para jogar. É uma partida para vencer – disse o treinador.
Em 23 jogos válidos pela Copa Roca, a partir de 2011 Superclássico das Américas, a Seleção Brasileira venceu 14, perdeu nove e empatou três. O time canarinho ficou com o caneco em sete oportunidades contra apenas três dos Hermanos.
Argentina aposta na base do Velez
O técnico Alejandro Sabella vai apostar na base do Velez Sarasfield no confronto diante do Brasil. No único treino aberto à imprensa, o treinador optou pelo entrosamento da principal equipe do futebol argentino na atualidade. São seis atletas da equipe: Sebastian Dominguez, Canteros, Augusto Fernandez, Zapata, Papa e Martinez.
Por outro lado, o treinador não poderá contar com a experiência de Verón e Riquelme. Os dois estão machucados e não foram relacionados para o duelo. Para o técnico Mano Menezes, mesmo com tantos desfalques e sem poder utilizar os atletas que atuam no exterior, a Argentina vai dar trabalho.
- Existem algumas vantagens e algumas desvantagens. Respeitamos o Verón e o Riquelme, porque sem dúvida são uma referência. Mas se a Argentina não os terá, terá juventude com força, vontade, gana, porque são chances que surgem. E sabemos que quem tem base minimiza a falta de entrosamento – afirmou Mano.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gigantes Barcelona e Milan abrem os trabalhos na fase de grupos da Liga (Postado por Erick Oliveira)

Donos de 11 títulos da Liga dos Campeões, Barcelona e Milan dão o pontapé inicial para a fase de grupos da competição nesta terça-feira, às 15h45m (de Brasília). Após o tropeço no final de semana diante do Real Sociedad pelo Campeonato Espanhol, o clube catalão, atual vencedor do torneio, entra no Camp Nou querendo apagar essa má impressão e disposto a iniciar a caminhada pelo penta com o pé direito.
- Estamos tranquilos. Contra o Milan será diferente. Essas coisas (tropeços) podem acontecer, mas estamos avisados – disse o técnico Pep Guardiola, em entrevista coletiva, lembrando que o time tem uma invencibilidade em casa pela Liga dos Campeões de dez jogos (a última derrota foi 2 a 1 para o Rubin pela fase de grupos da edição 2009/2010).
O Milan, por sua vez, chega cheio de desfalques no ataque. Machucados, Ibrahimovic e Robinho não participam do duelo que será acompanhado em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM. Pato e Cassano devem formar a linha de frente rossonera. Atrás, o zagueiro Thiago Silva terá a dura missão de ficar de olho em Lionel Messi que, curiosamente, nunca enfrentou o Milan em partidas oficiais ao logo da carreira. E como se faz para segurar o melhor jogador do mundo?
- Esta pergunta já me foi feita várias vezes e sempre respondo que enfrentar jogadores do nível do Messi é sempre algo que motiva. É preciso atenção máxima com ele durante os noventa minutos. Um time da tradição e grandeza do Milan não tem que ter receio de um ou outro jogador do adversário. Temos também a obrigação das vitórias e das grandes conquistas – disse o ex-defensor do Fluminense, por e-mail, ao GLOBOESPORTE.COM.
Duelo equilibrado
Barcelona e Milan já se enfrentaram 11 vezes em competições européias. Foram quatro vitórias para cada lado e dois empates. No duelo mais memorável entre os dois, o Barça levou a pior. Na decisão da Liga dos Campeões de 1994, o Milan goleou o rival por 4 a 0 e ficou com o caneco.
Prováveis escalações:
Barcelona: Valdés; Alves, Puyol, Abidal, Adriano; Busquets; Xavi, Iniesta; Pedro (Fábregas), Messi, Villa
Milan:
Abbiati; Abate, Nesta, Silva, Antonini; Nocerino, van Bommel, Aquilani; Boateng; Cassano, Pato.